segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Com NIu Batista -lançamento enraizados

Calina Bispo
21.02.2008
Repórter

Ação dramática e textura estética. Estes são os principais investimentos que o jovem diretor Niu Bastista (O Mundo de Yan – 2006) fez em seu mais novo vídeo de curta-metragem.



Niu!

Bom dia...
1-Então, vamos começar pelo roteiro do filme. Temos visto alguns laançamentos focados no rbano de JoãO pESSOA, onde o som é um dos elementos que mais recebem investimentos. Vc vai na contramão e retorna ao campo em seca, sem ser um filme sobre a seca. Por que isso:?

Por mais qiue o sertão revele inúmeras dificuldades , conseguimos extrair daquele clima fervente e vegetação espinhosa uma paisagem estética belíssima, que se enquadrava na contextualização do nosso argumento, a locação caiu como uma luva.E essa surpresa estética que achamosmais e mais para enxugarmos as falas dos personagens e investimos no som direto daquele lugar contando também com a trilha magnífica e a ação dramática dos atores..

2-Essa solidão e isolamento que vc mostra tem alguma relação cokm personagens da literatura? é meio que "100 anos de solidão"?
Não cheguei a ler essa obra ainda não, porém acredito que possa ter no fundamento de algum personagem de obras diferentes uma aparência humana, psicológica, dramática ou social. Geralmente quando estou desenvolvendo um roteiro, sempre me concentro no universo da estória e é claro que as ações e atitudes humanas sempre estão atreladas a narrativa. Nesse momento de criação deixo até de ir para meu hobbie favorito que é o cinema, já para não deixar que algo me influencie diretamente, já tive vários insights até pela madrugada e quando consigo tirar a estória do papel para o vídeo com vida própria é muito emocionante.

3-Porque esse universo? que referências vc tinha para construir esse roteiro?
Para muitos o sertão é um universo que não tem graça, mas em outras experiências que tive e nessas viagens que fizemos para achar a locação, a realidade é que se comfirma mais uma vez o sertão tem muita vida, e uma vida de resistência muito forte, além do povo muito acolhedor e hospitaleiro.
Uma coisa que me deixava curioso era passar por diversos locais inóspitos e viamos casebres de taipa no meio do nada muitas vezes com gente morando ainda. Foi um dos pontos de que ajudou na concretização do imaginário do roteiro, um local que o camarada teria que se deslocar daquele lugar para conseguir água e o isolamento total com o meio urbano.

4-Me cita os vídeos (com ano de lançamento) que vc já dirigiu?
2002-Escapamento Furado(Ficção)
2003-Produto Final(Ficção)
2004- Traços de Vida- A Trajetória do cartunista Luzardo Alves.(Documentário)
2006- O MUndo de Yan(Ficção)

5-Esse afastamentos dos ambiente apresentados por vc em outros vídeos?

6-15 minutos de imagens. Investimento nisso. O que acontece com o texto em Enraizados?
O que optamos para "Enraizados" foi a relação fortíssima da imagem com o som, com pouquíssimas falas, deixando que a narrativa seja entendida pela sua beleza estética, trilha sonora e ação dramática dos personagens.

7-Que tipo de texturas um vídeo desse por de mostrar?

Nesse Trabalho a fotografia fala muito alto, as texturas que o fotógrafo de cinema João Carlos Beltrão conseguiu são paisagens coerentes num olhar estético maravilhoso, as locações, o clima e os detalhes da lente captou inúmeras e belíssimas texturas.

8-Autofianciamento. Foi opção e falta de parceiros? Ou vc não buscaram esse tipo de apoio?
Depois que terminei " O Mundo de Yan" tinha decidido só fazer outros projetos apenas se fossem aprovados com algum fundo de incentivo a cultura, mas como a paixão foi mais forte, enxugamos os recursos e equipe, contando é claro com o apoio de Marco Di Aurélio, qua também é outro apaixonado pela arte, e resolveu apostar no projeto, conseguimos concluir esse projeto independente sem nenhum prejuízo no resultado final.

Mil descupas Calina pois ontem não tive como conseguir um computador na redação da tv, e quando voltei a noite do estúdio estava com o setor trancado. Tive que vir agora para uma lan para te responder. Muito obrigado e um beijão!!!!!

Nenhum comentário: